Rio Grande do Sul lança monitor da estiagem

Plataforma reúne informações sobre a seca e as ações de enfrentamento adotadas pelo estado

06/03/2023 às 17:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem: Reprodução

Foi lançado neste domingo (5), pelo governo do Rio Grande do Sul, uma plataforma para que a população possa acompanhar a situação de seca que o estado tem enfrentado nos últimos meses. O Monitor da Estiagem fornece informações em tempo real, como análise climática e disponibilidade hídrica, bem como uma lista de investimentos e ações realizadas pelos gestores locais, que possibilitam o gerenciamento orientado por dados e evidências.

“Este é um dos produtos que serão entregues à sociedade gaúcha dentro do programa Supera Estiagem. São iniciativas que caracterizam a nova forma do governo tratar o problema da falta de chuvas, com um olhar permanente, a fim de minimizar os efeitos pontuais”, explica a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Imagem: Reprodução

O desenvolvimento da plataforma foi coordenado pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), com colaboração da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), SDR (Secretaria do Desenvolvimento Regional) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Uma primeira versão da página havia sido apresentada em fevereiro, mas passou por melhorias até chegar ao atual resultado.

O monitor da estiagem teve três pilares como base: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados; e disponibilização das informações de forma intuitiva e objetiva. Na página também são disponibilizados links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Simagro (Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos) do estado.

O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressalta que a ferramenta dá transparência aos dados e, ao mesmo tempo, leva informações úteis à sociedade. “Os dados gerados por meio do Simagro-RS, também disponíveis no monitor, dão suporte ao produtor rural para o planejamento de suas atividades dentro das propriedades”.

Foto: Divulgação/Sema

Expodireto Cotrijal

Dez totens foram instalados no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), tornando o Monitor de Estiagem público e de fácil acesso aos visitantes. Quem passar pelo evento, que ocorre até 10 de março, poderá acessar a ferramenta via QR Code.

Com informações da Seapi

Foto de capa: Ministério da Agricultura e Pecuária


Últimas Notícias